14 de mai. de 2011

Filme Cartão Postal e clipe Rua Augusta são os primeiros lançamentos nacionais da DF5

O Clube de Cinema Fora do Eixo está com o projeto de Lançamento Integrado de filmes que fazem parte do catálogo da distribuidora DF5. Durante os meses de maio e junho, o longa Cartão Postal, de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais e o clipe Rua Augusta, do rapper Emicida, serão exibidos nos cineclubes de todo país.

O Rio de Janeiro inquieto e multifacetado. Uma outra cidade que passa despercebida aos olhos dos turistas. Cartão Postal traduz o passado, presente e futuro dos jovens que convivem com a violência e o tráfico de drogas, através da história do morador da favela, Beiço. O filme será distribuído pela Df5, distribuidora de Filmes do Fora do Eixo e terá lançamento integrado envolvendo cerca de 15 cineclubes que fazem parte da rede.

Do rapaz trabalhador e assalariado ao rei da favela, o cotidiano de Beiço é contado pelo olhar e lentes dos jovens do projeto Cinemaneiro, da associação Cidadela. Primeiro longa metragem ficcional realizado inteiramente por participantes de uma experiência popular de audiovisual. São aproximadamente 70 minutos gravados, mas que contém trechos independentes (curtas inteiros) que se fecham e que poderão, tirando proveito do formato digital, serem extraídos do todo. A proposta é do espectador ter alguns filmes diferentes e um inteiro como ponto de partida.

Desde 2002, o projeto Cinemaneiro já atendeu mais de 850 jovens e 18 favelas já participaram. Nesse período, foram realizado cerca de 30 curtas metragens e 30 exibições de curtas brasileiros. Uma geração que, através das oficinas de cinema, está aprendendo, desde cedo, a exercitar a criatividade, refletir, debater e fazer do cinema uma ferramenta social transfomadora.

O filme Cartão Postal estará disponível no site www.df5.com.br para visualização virtual ou download no vimeo. O clipe Rua Augusta também pode ser visualizado e baixado pelo vimeo. O projeto de lançamentos da DF5 é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo em parceria com o Coletivo Cidadela.

Nenhum comentário: