4 de ago. de 2011

Coletivo Alona no I Encontro de Cultura Livre (Ou, Uai, Alona em Minas? II)

Outra passagem do Coletivo Alona em Minas aconteceu durante o I Encontro de Cultura Livre, também em julho. O encontro fez parte da programação do tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e contou com a colaboração do Coletivo Muzinga, ponto Fora do Eixo de Ouro Preto para sua produção. 

Painel Coletivos e Sustentabilidade
Entre as oficinas realizadas no encontro, não pôde faltar a de #midialivrismo e  #coberturacolaborativa, ministrada por Verônica Boaventura (Coletivo Goma/Coletivo Megalozebu), Raíssa Galvão (Coletivo Colcheia) e Tássio Lopes (Coletivo Goma). E assim, a galera ficou de olho em cada lance e registrou tudo no blog do evento.

Durante a semana, houve uma sucessão de debates com gestores do Circuito Fora do Eixo como Pablo Capilé (FdE), Felipe Altenfelder (Circulação FdE), Rafael Rolim (Clube de Cinema), Tatiana Oliveira (FdE Letras), Gabriel Fedel (Software Livre), Leonardo Barbosa (PCult) e Camilha Cortielha (Centro Multimídia FdE). 

O sociólogo e professor da Universidade federal do ABC, Sérgio Amadeu, a professora e pesquisadora Ivana Bentes  (UFRJ) e César Piva, coordenador da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC foram alguns dos nomes que enriqueceram as mesas de debates, abordando temas como midialivrismo, direitos autorais, economia solidária, software livre, cadeia produtiva da cultura, entre outros.

#VaraldaArte com poesias de autores da FEL
Já a programação cultural contou com a discotecagem radiofônica Independência ou Martecom Jovem Palerosi, e Sarau Literário com o escritor Francesco Nápoli e Tatiana Oliveira (Coletivo Alona/Fora do Eixo Letras. O video poema Manhãs, da escritora londrinense Karen Debértolis foi projetado no evento. Houve, ainda, apresentações musicais em todas as noites do encontro no Sagarana Café, além da 1ª Noite Fora do Eixo promovida pelo Coletivo Muzinga. 


Vale deixar aqui elogios à toda a produção do evento e ao coletivo, que receberam a todos os "forasteiros" do Fora do Eixo com uma  receptividade mineira belíssima e muita organização .

Nenhum comentário: