13 de jun. de 2009



PARAÍSO DO ROCK

Paraíso do Norte – Pr, cidade do interior, com apenas 54 anos e aproximadamente 12.000 habitantes, foi colonizada por gaúchos, paulistas e nordestinos, já teve sua economia determinada pela cultura do café, depois a pecuária extensiva e hoje a cana de açúcar é a cultura dominante, mas a economia da cidade é diversificada, além da cana a mandioca, soja, milho agroindústria avícola e a indústria de confecção de roupas se entrelaçam, tornando a cidade campeã na geração de novos empregos no Paraná no 1º trimestre de 2009.

A cultura também diversificada tem raízes musicais na música sertaneja, mas desde a década de 70 apresenta uma cena roqueira independente; por aqui já passaram desde a banda “Flor da Pele” nos anos 80, até “Arame Farpado” e “Jamaica 70” nos anos 2000. Mais recentemente esta cena se organizou, em 2008, o PARAÍSO DO ROCK se estruturou como Festival Independente, trazendo no mês de Julho a cidade bandas de renome nacional como “Terminal Guadalupe” de Curitiba, “Aerocirco” de Florianópolis, “Nevilton” de Umuarama, “Inimitável” de Maringá e a Banda “Kromossomus” de Paraíso do Norte – 700 pagantes deram consistência ao Festival.

Em 2009 o PARAÍSO DO ROCK solidifica-se como Festival Independente de peso em âmbito nacional, uma estratégia ousada vai trazer bandas consagradas no cenário independente nacional como “Relespública” de Curitiba, “Zefirina Bomba” de João Pessoa e “Wander Wildner” de Porto Alegre ícone do rock nacional independente e de qualidade. Tudo isso mesclado com uma banda revelação no País, “Nevilton” de Umuarama, e não poderia faltar uma banda Paraisense, “Ex-cabelos”.

Ainda engatinhando na idade, mas maduro na concepção, o PARAÍSO DO ROCK 2009 é realizado pela A.P.M.I. (Associação de Proteção a Maternidade e a Infância) onde todo o lucro será destinado a uma entidade de responsabilidade social e sem fins lucrativos, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraíso do Norte, através da Secretaria de Cultura e tem o patrocínio do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal.

Este ano o festival apresenta uma inovação, além do festival que será realizado no dia 11 de Julho no C.T.G. São Jorge, um show acústico na Casa da Cultura no dia 10 de Julho com Wander e Nevilton e a realização de uma mesa redonda sobre rock independente (produção, novas linguagens, internet, integração cultural latino-americana, etc.) com a presença de Wander Wildner, Nevilton, Marcelo Domingues (organizador do Festival Demo Sul), Felipe Vizzotto (estudante) e Gustavo Canabrava (Secretário de Cultura) e coordenação do jornalista Andi Yore da Radio UEM FM, darão um novo formato ao festival.

Paraíso do Norte já tem festas renomadas como o Rodeio Interestadual de Laço Comprido, a Leitoa Desossada a Pururuca e certamente o PARAÍSO DO ROCK 2009 tem tudo para tornar-se UM GRANDE FESTIVAL DE ROCK!

Nenhum comentário: