4 de out de 2009

Mini-doc "Macondo" registra cena cultural do RS

Dia 30 de setembro foi uma data de extrema importância para a produção cultural independente da região Sul: aconteceu a estréia do mini-documentário "Macondo". Em pouco mais de 14 minutos, o espectador adentra o universo do Macondo Lugar, uma casa de shows com sede em Santa Maria (RS) - quinto maior município do Estado - cuja programação é voltada para a música e a cultura independente. Além de curiosidades divertidas, como tapar buracos na parede para abafar o som, o doc mostra os quase cinco anos de atividade da casa, passando pela trajetória do coletivo e de outras atividades culturais na cidade, regidas pelo Coletivo Macondo.

Um dos principais idealizadores da Casa, Atílio Alencar, conta no filme que o local nasceu para ser um bar nos moldes mais convencionais e acabou tomando sua própria identidade:

"O barato do Macondo [Lugar] é que justamente ele conseguiu se constituir num espaço onde várias linguagens começaram a dialogar, vários povos, várias gentes diferentes começaram a frequentar e foram dando uma cara interessante para o lugar; porque a proposta original que a gente tinha, que era construir um boteco que dialogasse com artes, foi sendo subvertida pela dinâmica do público."


Alguns dias antes da estréia oficial de "Macondo" o vídeo já estava disponível para o público, no blog do documentário: http://docmacondo.wordpress.com/. A ideia era que a divulgação extrapolasse o espaço físico de exibição e se proliferasse na internet, garantindo a circulação do filme. Por isso, na data e horário do lançamento (22h de 30/09), aconteceu uma transmissão online com apresentação do projeto, projeção do curta e posterior confraternização.

O documentário é resultado de uma parceria entre a produtora Velha Árvore, de Porto Alegre, e da TV OVO, de Santa Maria. A direção é de Daniel Gabardo e Fernando Krum, com produção dos mesmos e mais uma força de Atílio Alencar e Jeferson Bernardo.

Assista.

Macondo from ferkrum on Vimeo.


Por Gabriel Ruiz / ALONA Comunicação

Nenhum comentário: