11 de mar. de 2011

Londrinense participa de fanzine lançado nacionalmente pela Fora do Eixo Letras

O fanzine OrFEL chega para possibilitar que as palavras sigam o rumo das notas musicais, acordes, baquetas, ximbaus, palhetas e cases nos mais de 130 pontos onde acontece o Festival

Durante a nona edição nacional Festival Grito Rock, a FEL - Fora do Eixo Letras - lança seu primeiro fanzine, OrFEL, uma publicação que contém prosas e poesias de diversos escritores brasileiros ligados, ou não, ao Circuito Fora do Eixo. Dentre os 14 autores selecionados, dois representam a Região Sul do Brasil, Neo One Eon, de Porto Alegre (RS), e Isabela Cunha, de Londrina (PR).

Entre representantes de todas as regiões, Isabela Cunha integra  OrFEL
A jovem autora pé-vermelho é estudante de jornalismo da UEL - Universidade Estadual de Londrina - e sua obra escolhida foi a crônica "A Última Cena". O fanzine, que possui representantes de todas as regiões do país, pode circular nos formatos on line, através de sua
versão para leitura, e impresso, com uma versão própria para impressão, em todos os pontos onde acontece o Festival Grito Rock América Latina entre 19 de fevereiro e 28 de março.

No total, foram mais de 100 trabalhos inscritos, reunindo 14 autores selecionados por uma curadoria formada pela FEL e pelo Núcleo de Poéticas Visuais do circuito. Ansiosa, Isabela conta como é fazer parte desta ação "Como a seleção contava com autores de todo o país, não imaginei que pudesse ser escolhida, agora, pergunto todos os dias pro pessoal do Alona, quando vou poder ter um OrFEL nas mãos". Ainda para a autora, essa ação construída coletivamente pode democratizar o acesso às novas formas de se fazer literatura e renovar a cadeia produtiva da linaguagem.

O primeiro destino de OrFEL foi Manaus/AM. O Grito Rock produzido pelo Coletivo Difusão viabilizou 40 fanzines impressos para o festival. Além disso, ele também foi declamado durante as noites do evento que aconteceu de 16 a 20 de fevereiro. Lídia Damasceno, integrante da FEL e membro do Coletivo Difusão fala sobre a sensação de apresentar o fanzine para o público. “É incrível a sensação de ver o fanzine circulando no Grito de sua cidade, ao mesmo tempo em que mostra um pouquinho de cada pedacinho do Brasil”.

Até agora, já confirmaram a circulação da versão impressa do fanzine durante seus dias de Grito Rock cidades como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP), Santa Maria (RS), Campinas (SP), Barbacena (MG), entre diversas outras.

Em Londrina, OrFEL circula nos dias 24, 25 e 26 de março, durante o Festival Grito Rock realizado na Vila Cultural Alona (Avenida Leste Oeste - 518), a partir das 22h. Os três dias de evento vão apresentar 12 bandas , sendo 5 locais e as demais vindas de outras partes do país, como parte do maior festival integrado do mundo.


Mais trabalhos de Isabela Cunha você pode conferir em seu blog: http://aladaecolorida.wordpress.com/


Os autores de OrFEL

OrFEL conta com autores de todas as regionais ligadas ao Circuito Fora do Eixo, o Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste SP/RJ, Sudeste MG/ES e Sul. Entretanto, há autores de fora do circuito que também fazem parte do fanzine. Seu conteúdo preza pela singularidade e diversidade estilística, gerando uma sútil sensação de tournê dos autores e de suas palavras durante o Festival Grito Rock.

Dentre os estados participantes, Minas Gerais se destacou como o que mais enviou obras para a curadoria. Entretanto, além dos talentosos mineiros, vários sotaques literários, sabores e sintomas proporcionam aos leitores uma visão para além da palavra-livro.

Entre as folhas de OrFEL é possível encontrar, por exemplo, a poesia da bahianinha Brisa Moura, de apenas 16 anos, escolhida para representar a Regional Nordeste. E, apenas algumas páginas a frente, a prosa de Maryllu Caixeta, doutoranda em estudos literários pela Unesp de Araraquara/SP e autora do livro Leros e Boleros, uma das representantes da Regional Sudeste SP/RJ. Conheça demais os autores do fanzine OrFEL e suas cidades neste DOC.


Licença Creative Commons
A obra OrFEL de Fora do Eixo Letras foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Proibição de Obras Derivadas 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário: